quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Obrigada, Mamãe, por ser minha mãe

Durante uma mudança recente de casa, encontramos, por acaso, uma caixa cheia de retratos de família. Você sabe como são. Fotos que comemoram primeiras festas e primeiros passos, primeiras danças e primeiros namoros. Fotos de bumbuns de bebê em tapetes felpudos e sorrisos amarelos e forçados, só vistos em anuários de escolas antigas. À vista de cada foto, as recordações começaram a desfilar e nos lembrarem de todas as coisas que nossos pais nos deram - materiais e imateriais -, coisas que ainda nos sustentam até hoje, coisas que fizeram de nós o que somos no presente. As fotos lembraram-nos, também, as muitas vezes em que nos esquecemos de agradecer aos nossos pais, especialmente pelas pequenas coisas que nunca reconhecemos. Chegando à conclusão de que nunca é tarde demais, começamos a juntar estes obrigados e obrigadas para oferecer aos nossos pais como presentes que devíamos ter dado há muito tempo. Temos esperança de que eles tragam também para você recordações que têm um significado todo especial.
Sabemos que todas as pessoas têm alguns obrigados ou obrigadas especiais a dizer a seus pais e, por isso, deixamos espaço no fim do livro, para que você lance seus próprios pensamentos. Claro, você tem liberdade de modificar tudo o que encontrar aqui, de forma a personalizar o agradecimento, dedicando-o só para sua mãe.

Scott Matthews e Tamara Nikuradse

Agradecimentos à Dona Nilda Friederichs

Obrigada por me ensinar a ser o que sou.
Obrigada por me mostrar a imporância de dizer sempre a verdade, aconteça o que acontecer.
Obrigada por aceitar e incentivar o meu grito de independência, em 1979, quando fui para Joinville.
Obrigada por me deixar enfrentar o mundo e Joinville sozinha.
Obrigada por ter me ensinado a ser corajosa e forte.
Obrigada por me fazer enfrentar os problemas de frente em qualquer circunstância.
Obrigada por me dar a liberdade e deixar eu seguir o caminho que escolhi.
Obrigada por me incentivar a ser professora e jornalista.
Obrigada por me ensinar a ser generosa e ajudar os menos favorecidos.
Obrigada por meu bom humor e pelo meu otimismo, às vezes desvairado.
Obrigada por respeitar e acolher os meus sonhos.
Obrigada por noites e noites às claras para tratar das minhas dores.
Obrigada por ter a santa paciêcia que sempre teve.
Obrigada por me ensinar a orar e agradecer a Deus pelas coisas boas, que recebo da vida.
Obrigada por me ensinar que o meu anjo da guarda existe.

Véra Regina Friederichs
24/12/1997

Nota da autora: Torno público alguns dos agradecimentos numa primeira lista, para homenagear a minha mãe e pela saudade que ela deixou em 2007, quando fez a passagem para o mundo espiritual.
Felizmente reconheci alguns dos seus ensinamentos enquanto ela estava entre nós e a presenteei no Natal de 1997, com estes agradecimentos.
Se a sua mãe e o seu pai forem vivos, lembre-se que eles gostariam de receber uma lista como esta. Se já partiram, o jeito é fazer uma homenagem póstuma.
Graças a Deus eu consegui as duas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário