segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Evangelho no Lar

 
O Evangelho no Lar

“O Evangelho no lar é Cristo falando ao coração.”

Bezerra de Menezes

- Leitura do Evangelho no Lar À Luz do Espiritismo – Maria Tonietti Compri, página 60 – O Evangelho Segundo o Espiritismo

Primeiro culto cristão no lar: O Evangelho na Casa de Pedro

Os Ensinamentos Sagrados

Foi no dia do primeiro culto cristão no lar, na casa de Pedro, que Jesus falou:
“ – Onde estiverem duas ou mais pessoas reunidas em meu nome, eu entre elas estarei” (Mateus, 18: 20).
Falou da Grande Lei do Amor e das leis Morais, aptas a guiarem as pessoas nas realizações do Bem.
Para que o homem avance em sua jornada evolutiva, encontrando a solução dos seus problemas, há que segui-las, pois são leis Naturais e, como tal, se impõem, não havendo outro caminho. Os desvios só trazem dor e sofrimento.
E, como normas preventivas da dor e do sofrimento pregou o otimismo, a serenidade e a confiança na Divina Providência.
Falou do novo Mandamento – “Fazer aos outros o que queríamos que eles nos fizessem”, e estabeleceu como Mandamento Maior:
“ – Amarás o Senhor Teu Deus de todo o te coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.”
E o segundo Mandamento, que é semelhante ao primeiro:
- “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
E nestes dois Mandamentos básicos fez-nos compreender que aí está toda a Lei, sendo que os outros giram em torno deles, pois é impossível amar a Deus sem amar ao próximo, ou amar ao próximo sem amar a Deus.
Ensinou, depois, o “Amai-vos como eu vos amei”, e disse a Pedro: “ – Perdoa, não sete vezes, mas setenta vezes sete.
E Kardec, numa feliz expressão, resume as mesmas afirmações: “Fora da caridade não há salvação”.
“Espiritas, amai-vos e instruí-vos”.

O plano espiritual em nossa casa

Kardec nos mostra, através do ensino dos próprios Espíritos, a influência que eles exercem em nossa vida. Questão 459, Livro dos Espíritos: Os Espíritos influem em nossos pensamentos e ações? Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto que, muitas vezes, são eles que vos dirigem.
É um alerta para que tomemos o rumo do bem para as sugestões que nos cheguem, reprimindo o mal e procurando conservar o equilíbrio e a paz interior em benefício de nós mesmos.
Em relação à casa em que moramos, muitas vezes, antes de pensarmos em fazer a mudança, já havia espíritos residindo nela. Às vezes, já se encontravam no local, antes de a casa ser construída.
Estes irmãos, longe ainda da verdade e da luz, não veem nada além da Terra e, sem idéia de vida eterna, vivem nos lares com famílias, participando de toda a vida normal e diária da casa.
Outras vezes, são espíritos inconformados, assustados, diante da desencarnação, embaraçados, que se apegam à família, fazendo morada no Lar que ainda consideram como seu.
Variadas são as formas, por que os Espíritos se instalam em nossas casas, sem contarmos aqueles a quem chamamos através de nossas atitudes e pensamentos. Assim, as portas de nosso lar estão sempre abertas a estas visitas inesperadas, quando não convivemos, naturalmente, com eles, desde a própria mudança para a casa.
Espíritos inferiores a nós, ou mesmo os da nossa condição, não tendo, ainda, capacidade de penetrar os nossos pensamentos, prestam atenção nas nossas palavras e atitudes, a fim de nos avaliar. Ao iniciarmos o Evangelho em casa, devemos ter em mente que estaremos iluminando também e, principalmente, estes irmãos que, por tantos motivos, nos acompanham. A prece inicial lhes chama a atenção, pois muitos há tempos não ouviam falar o nome de Jesus; em seguida, a leitura deixa-os curiosos, pois sabemos que a maioria desencarna sem querer ao menos ler os escritos sagrados, sem fazer uma prece.

A luz é para todos

Kardec nos mostra, através do ensino dos próprios Espíritos, a influência que eles exercem em nossa vida. Questão 459, Livro dos Espíritos: Os Espíritos influem em nossos pensamentos e ações? Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto que, muitas vezes, são eles que vos dirigem.
É um alerta para que tomemos o rumo do bem para as sugestões que nos cheguem, reprimindo o mal e procurando conservar o equilíbrio e a paz interior em benefício de nós mesmos.
Em relação à casa em que moramos, muitas vezes, antes de pensarmos em fazer a mudança, já havia espíritos residindo nela. Às vezes, já se encontravam no local, antes de a casa ser construída.
Estes irmãos, longe ainda da verdade e da luz, não veem nada além da Terra e, sem idéia de vida eterna, vivem nos lares com famílias, participando de toda a vida normal e diária da casa.
Outras vezes, são espíritos inconformados, assustados, diante da desencarnação, embaraçados, que se apegam à família, fazendo morada no Lar que ainda consideram como seu.
Variadas são as formas, por que os Espíritos se instalam em nossas casas, sem contarmos aqueles a quem chamamos através de nossas atitudes e pensamentos. Assim, as portas de nosso lar estão sempre abertas a estas visitas inesperadas, quando não convivemos, naturalmente, com eles, desde a própria mudança para a casa.
Espíritos inferiores a nós, ou mesmo os da nossa condição, não tendo, ainda, capacidade de penetrar os nossos pensamentos, prestam atenção nas nossas palavras e atitudes, a fim de nos avaliar. Ao iniciarmos o Evangelho em casa, devemos ter em mente que estaremos iluminando também e, principalmente, estes irmãos que, por tantos motivos, nos acompanham. A prece inicial lhes chama a atenção, pois muitos há tempos não ouviam falar o nome de Jesus; em seguida, a leitura deixa-os curiosos, pois sabemos que a maioria desencarna sem querer ao menos ler os escritos sagrados, sem fazer uma prece.
Se lermos só com a vista, isto é, lermos para nós mesmos, eles não saberão do que se trata e em nada mudarão suas disposições íntimas. Há que iniciar-se a leitura em voz clara e moderada, pausada, mesmo que estamos “sós” (sem ninguém encarnado por perto), para que os Espíritos possam participar e receber, também, a luz.
Este é o motivo, entre outros, por que se deve fazer o Evangelho em voz alta.
Tudo o que existe no universo é beleza, harmonia, equilíbrio, misericórdia, justiça, amor, paz, verdade, luz, vida. A ausência da harmonia traz a desarmonia; a ausência do equilíbrio gera o desequilíbrio; a ausência da misericórdia traz a impiedade; a ausência da justiça gera a injustiça; a ausência do amor gera o ódio; a ausência da paz traz a guerra; a ausência da verdade é a mentira, o engano; a ausência da luz é a treva; a ausência da vida traz a morte, a imobilidade.
Não é a luz que se desfaz com as trevas, é a escuridão que se acaba, quando se acende a luz. Dessa forma, tudo o que não é verdadeiro é simplesmente a ausência da verdade. Pensando nisso, comecemos a ler o Evangelho calmos, tranquilos, com a responsabilidade de fazer luz, onde esta havendo somente trevas.
Jamais pediremos a estes espíritos para se retirarem do recinto, mas, antes, convidaremos todos a participarem deste banquete de luz e verdade.
Antigamente, exorcizavam-se os espíritos com a certeza de que eles obedeciam às ordens do exorcista, para desistirem da obsessão, e se falava com firmeza: “Em nome de Deus, retirem-se”.
Com o Espiritismo, fomos esclarecidos de que estes irmãos não fazem o que queremos e, sim, o que querem, quando não encontram autoridade moral para modificá-los; assim, eles podem responder: “Em nome de Deus, eu fico”.
Então, nós conhecedores da realidade espiritual, humildemente, vamos dizer a estes Espíritos em nossas reuniões evangélicas:
- Em nome de Deus, meus irmãos, fiquem! Vamos, juntos, evangelizar-nos e melhorar nosso estado mental e espiritual. Busquemos Jesus e vamos, através de seus Ensinamentos, adquirir a luz necessária para caminharmos com nossos próprios pés, confiantes e felizes.
Com certeza, aqueles que não se afinarem com esta idéia, sairão pela primeira porta que encontrarem, sabendo que aquele lar, a partir de então, estará guardado sob as asas do Evangelho e do Amor, com Jesus.
Esta é a primeira limpeza espiritual que já se processa em nosso lar, assim que iniciamos o Evangelho. Aqueles que ficarem, serão nossos companheiros de iluminação e se tornarão amigos, porque o que lhes faltava era um coração que os ajudasse e os esclarecesse com humildade e amor.
Certamente não estaremos sem amparo; os trabalhadores espirituais do Evangelho no Lar estarão dando toda a sustentação necessária à nossa família encarnada e aos desencarnados que nos acompanham (muitos deles são ou foram, em outras vidas, parentes próximos e afins), fazendo a caridade de levá-los, na primeira oportunidade, para lugares de aprendizado e refazimento, em esferas espirituais adequadas.
No nosso lar só entrarão, a partir desse instante, Espíritos que foram trazidos pelos mentores da casa, com o fim de aprenderem o Evangelho e modificarem suas tendências para melhor.
Por isso, dizemos que o Evangelho no Lar é a escolinha de Jesus em nossa casa. Os alunos somos todos nós, a matéria é o Evangelho e o Mestre é Jesus.

Como fazer o Evangelho no Lar

1.  Marcar um dia e uma hora da semana. Assiduidade e pontualidade.

2. Colocar água para ser fluidificada

1.  Prece Inicial:

Pai-Nosso, Prece de Bezerra de Menezes, Prece de Cáritas, Oração de São Francisco de Assis ou prece simples e espontânea, silenciando dentro de nós, buscando em nossa mente a figura de Jesus, equilibrando nossa aura, valorizando os sentimentos e não as palavras, pedindo a direção divina  para a reunião.

2.  Leitura do Evangelho

a) Fazer a leitura em seqüência de um trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo, começando na primeira página, incluindo prefácio, introdução e notas, em voz alta, normal, calmamente, para que todos possam entender e comentar. Os ensinamentos atingirão também os desencarnados.
b) Pode-se também o abrir o evangelho em qualquer página e ler um pequeno trecho. Geralmente, ali está a resposta que estamos buscando.
c)  Pode-se ler textos de outros livros espíritas.
d) Marcar com um x onde parou, para continuar na próxima semana
e) Comentários. Breves, simples, esclarecedores e para facilitarem a compreensão dos ensinamentos e sua aplicação no dia-a-dia.

3.  Vibrações

Emitir sentimentos e pensamentos de amor, paz e harmonia pelas intenções e pessoas necessitadas.

Vibrar pela:

-      Paz na Terra
-      Dirigentes de todos os países
-      Brasil
-      Nossos governantes
-      Doentes do corpo e da alma
-      Presidiários
-      Drogados
-      Crianças
-      Pacientes com câncer
-      Idosos
-      Juventude
-      Pelos que se acham em provas dolorosas
-      Pela implantação do Evangelho nos lares
-      Pelo equilíbrio e paz de toda a família
-      Pelo perdão e concórdia  dos que não sintonizam conosco
-      Pela cura e sustentação dos familiares e amigos que estejam doentes ( mencionar os nomes)
-      Pelos presentes (encarnados e desencarnados)
-      Pelo lar onde está sendo feito o Evangelho
-      Pelos vizinhos, amigos e inimigos
-      Pelos nossos colegas de trabalho
-      Pedido particular de cada um etc.
-      Pedir a fluidificação da água

Jesus: “O que quer que seja que pedirdes em oração, credes que obtereis”  (Marcos, XI; 24)

4.  Prece final

Pai-Nosso ou orações sugeridas na abertura, agradecendo e convidando os amigos espirituais para a próxima reunião.

5.  Conservar a Paz

6.  Orientações:

-      Tempo: 15 a 30 minutos
-      Distribuir tarefas no início
-      Não aceitação da família
-      Sem contra-indicações. Benefícios
-      Ambiente vai melhorar
-      Mudança dos familiares
-      À luz do evangelho tudo se esclarece
-      Humildade, Compreensão, Amor, Perseverança no Bem

Conclusão:

Jesus Contigo

“Dedica um dos sete dias da semana ao Culto do Evangelho no lar, a fim de que Jesus possa pernoitar em tua casa.
Prepara o coração, abre o Evangelho, distende a Mensagem da Fé, enlaça a família e ora... Jesus virá em Visita!
Quando o lar se converte em Santuário, o crime se recolhe ao museu. Quando os corações se unem nos liames da Fé, o Equilíbrio oferta Bênçãos de Consolo, Saúde e Paz.
Jesus no Lar... É vida para a família!
Não aguardes que o mundo te leve a certeza do inevitável.
Quando uma família ora em casa, reunida, toda a rua recebe o benefício da Comunhão com o Alto. Se alguém, num edifício de apartamentos, alça aos Céus a Prece da Comunhão Fraterna em família, todo o prédio se beneficia.
Não te afastes da linha direcional do Evangelho entre os teus familiares. Continua orando fiel com aqueles que amas, nas diretrizes do Mestre e, quando possível, debate os problemas que te afligem à luz Clara da Mensagem da Boa Nova. Examina as dificuldades que te perturbam, ante a Inspiração Consoladora do Cristo.
Demora-te no lar para que o Divino Hóspede também possa aí se demorar. E quando as luzes se apagarem, à hora do repouso, ora mais uma vez, comungando com Ele, a fim de que em casa, mais uma vez, possas ter Jesus Contigo!”

(Espírito de Joanna de Ângelis)

Bibliografia:

1.  Jesus no Lar – Néio Lúcio
2.  Luz no Lar – Espíritos Diversos
3.  O Evangelho em Casa – Meimei
4.  O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec
5.  O Evangelho no Lar à luz do Espiritismo – Maria T. Compri
6.  O Livro dos Espíritos – Allan Kardec

Exposição no Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec, no Balneário de Ubatuba, São Francisco do Sul, em 28 de maio de 2012 por Véra Regina Friederichs




Nenhum comentário:

Postar um comentário