domingo, 9 de outubro de 2011

São Francisco do Sul

Embarque nas belezas desta história

Santa Catarina



Um tesouro que merece estar no seu mapa

Conheça e encante-se, você está viajando pelos mais de 500 anos de história de São Francisco do Sul. Em 1504, uma expedição francesa aportou nas águas da Baía da Babitonga, nascia aí a terceira localidade mais antiga do Brasil, o berço da história de Santa Catarina.
Com condições geográficas privilegiadas, este pedaço de paraíso divide-se entre ilha e continente. Ambos repletos de atrativos naturais e culturais, como cachoeiras e o imponente Centro Histórico, que reúne aproximandamente 400 edificações protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
Nas ruas da cidade, está o charme dos casarios centenários. Passear pelas calçadas que contornam a orla e pelos trapiches que se alongam da baía convida você a fazer uma verdadeira viagem pelo tempo.


Centro Histórico e Baía da Babitonga

Endereços históricos que fascinam

Religião, hábitos e costumes.Tudo retratado em um lugar que atrai mais visitantes a cada ano. A Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, o Mercado Municipal e as inúmeras belezas naturais e históricas tornam São Francisco do Sul em um paraíso para os amantes da natureza e da história.

Mais de 500 anos de História

Além do legdo francês, encontram-se também no município traços de cultura espanhola, africana, indígena e principalmente portuguesa, que fascinam moradores e visitantes. Para aproveitar a viagem a cada instante, não deixe de conhecer:

Museu Nacional do Mar: parada obrigatória a quem visita a região, o museu é o único do gênero na América Latina e apresenta em suas salas temáticas embarcações de todo o país. Seu acervo ainda ilustra as lendas e crenças dos homens que vivem no mar.

Museu Nacional do Mar e Forte Marechal Luz

Forte Marechal Luz: Situado na Praia do Forte, foi inaugrado em 1915,  para proteger a costa de invasões. Este pitoresco monumento encanta com suas peças de artilharia, além das incríveis paisagens que surgem na subida ao topo do morro.

Museu Histórico: Instalado no prédio que serviu de cadeia e Câmara de Vereadores em outros temos, retrata o passado da cidade. Em meio a celas e janelas de ferro, seu acervo mantém vivo o legado e as tradições do povo francisquense.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça: Projetada em estilo veneziano, foi erguida em 1669, com argamassa composta de areia, cal, conchas e óleo de baleia, inicialmente com apenas uma torre. É um dos símbolos da cidade, com destaque à imagem da padroeira, com mais de 475 anos.

Mercado Público Municipal: Inagurado em 20 de janeiro de 1900, no locl é possivel encontrar mercearias, peixarias, lojas de artesananto e restarantes. A dica é contemplar, em seu deck, o pôr do sol, que se descortina sobre a Baía Babitonga ao entardecer.

As Bicas d´Água: Também conhecidas como cariocas, mostram parte da história que ainda hoje permanece viva na cidade.

Seja qual for a sua praia, ela está em São Francisco do Sul

Os mares de São Francisco do Sul passam pela emoção das ondas que embalam os surfistas, mas também marolam pela tranquilidade de praias de águas calmas.
São 17 praias, que agradam os mais diversos gostos. As ondas da praia da Saudade, ou Prainha, como é mais conhecida, são disputadas pelos amantes do surfe. A Enseada, por exemplo, é ótima para famílias e possui diversos serviços aos turistas. A praia do Capri é perfeita para passeios com barco à vela. Já a Praia Grande e o Ervino são os melhores lugares para a pesca esportiva. A restinga preservada se destaca em Itaguaçu e Ubatuba, onde vivem muitas corujas buraqueiras. Pintada à mão, a Praia do Forte é um reduto de sossego junto à natureza. Nas praias da  cidade está o agio na alta temporada. As casas noturnas e bares badalados garantem a diversão dos visitantes.

Vista aérea e Prainha

 
Festas, sabores e saberes

São Francisco do Sul possui um dos mais famosos carnavais de Santa Catarina. Desfiles de escolas de samba, blocos carnavalescos, bonecos gigantes e trios eleétricos transformam o município em uma verdadeira passarela do samba nos quatro dias de folia.
Em abril, a animação fica por conta da Festilha - Festa das Tradições da Ilha, que comemora o aniversário da cidade e resgata os saberes e os sabores da cultura francisquense, por meio da gastonomia, folclore e artesanato. Conhecer Sao Francisco do Sul no período das festas torna a visita ainda mais especial.


Boa gastronomia e Festilha imperdíveis

Uma cidade surpreendente



História e cultura em diversas formas e cores
Centro Histórico e Babitonga



Nenhum comentário:

Postar um comentário