segunda-feira, 7 de março de 2022

171º Aniversário de Joinville

 
Vera e o sobrinho Álvaro Júnior, de São Leopoldo, RS, na Rua das Palmeiras, em visita a Joinville em setembro de 1986

Foto: Maristela Friederichs






Desde 1936, a Festa das Flores tornou-se um dos mais tradicionais e mais prestigiados eventos da cidade,

Foto: Vera Regina Friederichs

Homenagem à minha mãe Nilda de Souza Friederichs (in memorian)


Dona Nilda se encantou com a preservação da cultura européia em Joinville, presente no Café da Oma, que funcionava no Moinho.
Foto: Vera Regina Friederichs

 



Quando a minha mãe visitou Joinville, a cidade ainda tinha muitas flores e fazia jus ao título de "Cidade das Flores. Sorte dela, que se encantou com as fores e com Joinville. 

Foto: Vera Regina Friederichs

Por que Joinville me seduziu?


      Em 17 de novembro de 1979, há 43 anos, cheguei em Joinville, sozinha, com a cara e a coragem dos meus 28 anos. Formada em Jornalismo, vim para trabalhar no Jornal A Notícia, dizendo pra mim mesma, que ficaria por uns três ou quatro anos e depois, meu espírito nomade me levaria a outros horizontes,, onde fixaria minhas raízes.
     
Pois sim. Não contava com a sedução de Joinville, que foi me conquistando aos poucos, até se transformar numa louca paixão, que hoje, finalmente, pode-se definir como um amor amadurecido, seguro e tranquilo.

     Também pudera, a cidade foi me acolhendo um pouco aqui, um pouco ali, sem que eu possa definir quando começou a amizade e quando esta amizade se transformou em namoro e finalmente neste amor, que passa a fazer parte da nossa vida e não podemos mais viver sem ele.

     Passado algum tempo, muito tempo, Joinville  foi abrindo algumas portas pra mim, que conquistei, uma a uma, com muita dificuldade.  Assim, aos poucos fui me apresentando como pessoa e como jornalista, mostrando meus talentos e o que aprendi na arte de escrever e na arte de me relacionar e conquistar novos amigos.

     Buscando meu lugar ao sol, trabalhei nos jornais A Notícia, sucursais de O Estado, Jornal de Santa Ctarina, TV Coligadas e na Prefeitura de Joinville.

     Na Prefeitura de Joinville  trabalhei mais tempo com os prefeitos Violantino Rodrigues,  Wittich Freitag, por duas gestões, pois foi eleito e reeleito e Luiz Gomes.
suas famílias,
     Foram 18 anos, onde trabalhei na Assessoria de Imprensa, junto ao Gabinete do Prefeito, Secretaria de Turismo e Promotur. Foi uma experiência que me ensinou muito, me transformando numa pessoa melhor.

     Entre os destaques, um dos trabalhos que mais me realizou, foi a transformação de um antigo sonhoem realidade, graças ao prefeito Luiz Gomes e ao Assessor de Imprensa Wilson  França.

Estou falando do jornal interno "O Barnabé", que marcou a minha vida e também a de muitos servidores, que tiveram voz ativa dentro da Prefeitura, para si mesmos, suas famílias, seus vizinhos,amigos, seus bairros e sua cidade: Joinville.

     Com isso, resgataram o seu amor próprio e o orgulho de serem ª, de serem joinvilenses ou de morarem em Joinville.

      Em 1989, a pedido do então Secretário de Turismo Geraldo Linzmeyer,  fui para aquela secretaria divulgar a 1ª Fenatiro e viajei para Novo Hamurgo, no RS, onde participamos de uma das maiores feiras de calçados e acessórios do país: a Fenac, aproveitando a oportunidade para divulgar o nosso evento entre os articipantes da feira, público e imprensa presente. Fui ainda na rádio local e no jornal NH, do Grupo Editorial Sinos, um dos grandes do RS.

     A Secretaria estava muito ativa. Tinha vários eventos prá divulgar. Muitos jornalistas de Turismo de todo o país chegando prá eu receber, levá-los nos pontos turísticos  acompanhá-los nos restaurantes e enregar-lhes um materia de releases e fotos que eu já tinha preparado para que Joinville fosse junto com eles, seus leitores, ouvintes e telespectadores. Este trabalho estendeu-se até a vizinha São Francisco do Sul, que també tem muitos encantos. Já estávamos pensando em um pacote integrado.

     Com a autorização do Wilson França, permaneci na Secretaria de Turismo, que depois se tramsformou em Promotur.

                  































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário