sábado, 28 de julho de 2012

A última pedra

Quando olho para trás, percebo que fiz muitas bobagens.  Acertei bastante, mas  também errei bastante. 
Quando  olho para diante, tenho  certeza de que vou  acertar e errar bastante  também.
É impossível acertar sempre.
Mas o importante é que  não gastemos nosso  tempo nem nossa energia  nos torturando.

A  autocrítica pelo que  não deu certo, além de ser nociva para  a saúde  faz com  que a gente perca  os passarinhos que a  vida nos oferece de presente.
Um  dia destes, um dos  meus filhos me perguntou  porque eu tomei determinada  decisão estúpida tempos  atrás. Respondi que  me arrependia do que  tinha feito, mas expliquei  que, naquele momento,  minha atitude me parecia  lógica. Se eu tivesse o conhecimento e a  maturidade de hoje, certamente a decisão seria diferente. 

Por isso é que lhe digo: não se torture  por algo que não  deu certo no passado. 
Talvez  você tenha escolhido  a pessoa errada para  casar.
Talvez  tenha saído da melhor  empresa onde poderia  trabalhar.
Talvez  tenha mandado uma filha  grávida embora de casa.
Não  importa o que você  fez, não se torture.

Apenas  perceba o que é  possível fazer para  consertar essa situação  e faça.
Se  você sente culpa, perdoe-se.
E  principalmente, compreenda  que agiu assim porque,  na ocasião, era o que achava melhor fazer.

Há  uma história de que  gosto muito: um pescador  chegou a praia de  madrugada para o trabalho  e encontrou um saquinho  cheio de pedras.
Ainda  no escuro começou a  jogar as pedras no  mar. Enquanto fazia  isso o dia foi  clareando até que,  ao se preparar para  jogar a última pedra,  percebeu que era preciosa! 

Ficou  arrependido e comentou  o incidente com um  amigo que lhe disse:
-  Realmente, seria melhor  se você prestasse mais  atenção no que faz,  mas ainda bem que  sobrou a última pedra!
Existem  pessoas que não prestam  atenção no que fazem  e depois passam a  vida inteira arrependidas  pelo que não fizeram,  mas poderiam ter feito, e se martirizam por seus erros. 

Se você está agindo assim,  deixo-lhe uma mensagem especial: não gaste  seu tempo com remorsos  nem arrependimentos. Reconheça  o erro que cometeu,  peça desculpas e continue  sua vida.
Você  ainda tem muitas pedras  preciosas no coração:  muitos momentos lindos  para viver e muitos erros para cometer.
Aproveite  as oportunidades e curta  plenamente a vida. 

Curta  os Passarinhos. Eles  são os Presentes do  Universo para Você!

(Roberto  Shinyashiki)


Nenhum comentário:

Postar um comentário