sábado, 20 de junho de 2020

"Mãe, posso dormir na casa da vó hoje?

  
     Texto que me reportou à casa da vó Ana nos domingos à tarde. Doces recordações.
    "Mãe, posso dormir na casa da vó hoje?"
     Escutei dentro do ônibus hoje de manhã.
     Quando consegui me virar pra ver a criança que me fez voltar ao passado apenas com uma frase.
     Ela já não estava mais ao meu alcance.
     Viajei longe.
     Quando foi que o tempo passou e nos fez adultos  cheios de prioridades chatas?
     Lutamos todos os dias por alguma coisa que não sabemos se é o que realmente queremos.
     Quando na verdade, casa de vó é onde os ponteiros do relógio tiram férias junto com a gente e passam os minutos sem pressa de chegada.
     Casa de vó é onde uma simples macarronada e um pão caseiro ganham sabores diferentes deliciosos.
     Casa de vó é onde uma inocente tarde pode durar uma eternidade de brincadeiras e fantasias.
     Casa de vó é onde caixas fechadas se tornam baús de tesouros secretos, prontos para serem desvendados.
     Casa de vó é onde os brinquedos raramente surgem prontos, são inventados na hora.
     Na casa de vó, tudo é misteriosamente possível de acontecer mágico e sem preocupações.
     Casa de vó é onde a gente encontra os restos da infância, dos nossos pais e irmãos e o início de nossas vidas.
     Casa de vó, só mesmo lá dentro, no endereço do nosso afeto mais profundo, tudo é permitido.
     Esse luxo não me pertence mais - infelizmente - viverá comigo apenas em recordações.
     Mesmo assim, se eu pudesse fazer um pedido agora, qualquer pedido de todos os pedidos do mundo, eu iria pedir a mesma coisa: " mãe, posso dormir na casa da vó hoje?"

     Texto: @saulo subira

     Com este texto maravilhoso e emocionante, que nos faz viajar a um tempo inocente e maravilhoso, homenageio todas as avós, principalmente a Rejane e a Maristela, minhas irmãs e seus adoráveis netos: Eduarda Catarina e Heitor, a linda Helena e o caçula Miguel, no auge do seu primeiro aninho, que tanto nos encanta.

     Vera Regina Friederichs



2 comentários:

  1. Vera querida.
    Viajei tb com esse teu texto.
    Obrigada por compartilhar. Me coloco na qualidade de vo e tb como neta.
    A vida é uma eterna viagem no tempo.
    As vezes idas , as vezes volta.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Através do teu texto também voltei no tempo. Aquelas noites em volta do fogão a lenha, a espiga de milho assando na chapa e a minha vó contando histórias de encantamento, de rios de luz e pedras preciosas. Ela, já se foi há muito tempo, mas me deixou momentos eternos. Beijo amiga e obrigada pela "viagem ".

    ResponderExcluir