Anúncio foi feito pelo governador Raimundo Colombo
Durante reunião do colegiado, na última segunda-feira, o governador do Estado, Raimundo Colombo, confirmou a implantação do primeiro curso superior de dança de Santa Catarina. Segundo a secretária de desenvolvimento regional, Simone Schramm, Joinville foi escolhida para receber o curso por ser sede da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, além de realizar anualmente o maior festival de dança do mundo. “O curso será realizado em parceria com o Bolshoi e isso fará dele uma iniciativa única no país”.
O projeto do curso superior de dança começou a ser elaborado em 2008 pelo Centro de Artes da Udesc (Ceart), em Florianópolis, com o intuito de oferecer uma formação acadêmica em licenciatura e suprir a carência existente hoje na área do ensino de dança. “Os alunos formados pelo curso estarão aptos a atuar no ensino fundamental e médio, em academias, espaços culturais e tantas outras áreas artísticas em que o aperfeiçoamento em dança se faz necessário”, explicou a professora, Sandra Meyer, responsável pela elaboração do projeto.
O curso deverá ser implementado junto à Escola Livre de Artes (ELA) da Udesc, mas diferentemente dos cursos da ELA, que caracterizam-se pela curta duração e por não ter faixas etárias definidas, o curso superior de dança adotará os mesmos padrões dos demais cursos da Udesc, com ingresso semestral e turmas regulares, estabelecendo-se como um curso permanente da instituição, público e gratuito. Serão oferecidas 40 vagas e a seleção ocorrerá via vestibular com provas teórica e prática.
Viabilização do projeto
Para viabilização do projeto, a Udesc Joinville solicitou à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e ao Governo do Estado a doação de toda a área que abriga a Escola Germano Timm, além da antiga sede que já foi cedida à universidade para o funcionamento da ELA. A necessidade da área justifica-se em virtude da ampla gama de atividades culturais e de ensino que serão desenvolvidas por meio do curso. A Udesc realizará o restauro e adaptação dos espaços, transformando-os em um grande centro cultural e de dança.
Além de espaço adequado, o projeto também necessita da ampliação do repasse orçamentário à Udesc, equivalente a um acréscimo de 0,042% no valor recebido pela universidade, passando o seu percentual de 2,49% para 2,53%. Conforme o diretor da Udesc Joinville, Leandro Zvirtes, esse recurso é fundamental para execução de qualquer projeto de criação de um curso de nível superior. “Com o aval do governo para a doação do espaço, a viabilização do aumento do repasse e a parceria com o Ceart já realizada, todas as condições para viabilização do curso se efetivaram. Agora, precisamos avançar nos trâmites legais o quanto antes para que em 2014 já possamos ter o primeiro vestibular do curso superior de dança”, disse.
O investimento inicial para o restauro do colégio Germano Timm é de aproximadamente R$ 2.500.000,00. O projeto encontra-se finalizado e já aprovado nos órgãos competentes. Os recursos virão do Pacto pela Educação do Governo do Estado. A Udesc Joinville aguarda a viabilização final dos recursos para lançamento do edital de concorrência.
Nesta quinta-feira, 22, às 17h30, o secretário de Estado de Educação, Eduardo Deschamps, estará na Udesc Joinville para fazer o anúncio oficial da implantação do curso.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas (SC 01915 JP)
Fone:(47) 9196-2230
http://www.joinville.udesc.br
Jornalista Isabela Vargas (SC 01915 JP)
Fone:(47) 9196-2230
http://www.joinville.udesc.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário