segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Sete grandes benefícios para uma pequena caminhada

Não é simplesmente uma atividade leve para pessoas não-atléticas de acordo a médica Michelle Look, especializada em medicina dos esportes em San Diego, Califórnia, EUA: “É bom para tudo e os benefícios para a saúde são particularmente significativos nas mulheres.” Seguem sete razões para você começar a andar, ou simplesmente fazê-lo com mais frequência.

1. É excelente para o coração
Um estudo recente descobriu que andar rapidamente por 30 minutos todos os dias reduz suas chances de desenvolver a síndrome metabólica, que gera uma série de fatores de risco ligados a doenças cardíacas, diabetes e derrame. Estima-se que centenas de milhões de mulheres pelo mundo sofram de síndrome metabólica. Não tem tempo para uma caminhada diária de meia hora?

2. Reduz os riscos de câncer de mama
Andar, mesmo por poucas horas na semana reduz significativamente o risco de câncer de mama, de acordo com um estudo. A ideia é que andar ajuda a reduzir os níveis de gordura corporal, uma fonte de estrogênio. Foram pesquisadas 74 mil mulheres na pós-menopausa com idades entre 50 e 79 anos. Aquelas que tinham um peso normal tiveram risco 30% menor de contrair a doença. As que estavam acima do peso reduziram entre 10 e 20% as chances. Mulheres mais jovens podem conseguir benefícios similares

3. Ajuda o sono
Uma caminhada rápida pela tarde irá colaborar para uma melhor noite de sono. Andar pode aumentar os níveis de serotonina, o hormônio da felicidade, que relaxa seu corpo. O aumento na temperatura corporal que a caminhada gera pode sinalizar o seu cérebro para baixar a temperatura em seguida, o que promove o sono.

4. Faz você feliz
Andar pode aliviar a depressão, ansiedade e estresse. Apenas uma caminhada de 30 minutos pode fazer você sentir-se melhor quando está triste, descobriu um estudo. Amplie este tempo para 90 minutos, cinco dias da semana, e você sentirá uma grande melhora, de acordo com um novo estudo. A explicação possível: Andar ajuda o corpo a produzir endorfinas, elementos químicos que melhoram o humor

5. Previne ganho de peso
Andar por 30 minutos por dia pode prevenir ganho de peso em pessoas fisicamente inativas, segundo outro estudo. Pesquisadores também descobriram que mulheres que andem por uma hora, cinco dias por semana e consumiam 1.500 calorias por dia perderam 1quilo e mantiveram este peso longe ao longo de um ano. A razão pela qual caminhar ajuda a controlar o peso? Fácil! “Quanto mais difícil o exercício, menos pessoas o farão”, disse o médico ortopedista Johnny Benjamin.

6. Protela a velhice
Diversos estudos em pessoas mais velhas sugerem que andar, mesmo por apenas 45 minutos por semana, ajuda a evitar doença de Alzheimer. Passeios regulares também estão ligados a boa lucidez em idosos. Mas não importa a sua idade, andar tem boas chances de ajudar a manter a sua mente ativa, especialmente se você anda com seus amigos; falar enquanto caminha é um excelente estimulante cerebral, segundo Benjamin

7. Protege seus ossos
Apenas 30 minutos de caminhada, três vezes por semana, faz maravilhas para prevenir e tratar o afinamento dos ossos. Este tipo de exercício, que usa 95% dos seus músculos, faz com que seus ossos fiquem mais fortes para que possam aguentar a carga.



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A beleza de cada um

No momento em que a mídia enfatiza a beleza como questão de êxito para o sucesso e condição para se enriquecer de forma muito rápida;

no momento em que se observa que muitos dos nossos jovens estão mais preocupados em mostrar e explorar o corpo, do que em conquistar valores reais;

cabe-nos proceder a uma pequena pausa para meditação a respeito dos caminhos que temos buscado trilhar e daqueles que estamos apontando para os nossos filhos.

Conta-se que um homem acabrunhado entrou em um templo para fazer as suas orações. Em determinado momento, confidenciou a Deus:

Senhor, eu estou aqui porque em templos não há espelhos, pois nunca me senti satisfeito com minha aparência.

Então, na intimidade da consciência, ele começou a ouvir uma voz que lhe dizia, com entonação paternal:

Meu filho, nenhuma das minhas obras surgiu ou ficou sem beleza, pois, lembre-se, que tudo criei com amor.

A aparente feiura é resultado da miopia dos homens, que não sabem, por vezes, descobrir a beleza oculta.

De toda forma, lembre que não importa se o seu corpo é gordo ou magro. O que tem capital importância é que ele é o templo do Espírito imortal. Merece toda a consideração, pois, graças a ele, o Espírito atua no mundo para seu próprio crescimento.

Não importa se seus braços são longos ou curtos. O que tem valor é o desempenho do trabalho honesto que executam.

Não importa se as suas mãos são delicadas ou grosseiras. Sua função é distribuir o bem às outras criaturas. É acarinhá-las e lhes transmitir bem-estar.

Não importa a aparência dos pés. Sua função é tomar o rumo do amor e da humildade.

Não importa o tipo de cabelo, cor, comprimento e se existe ou não numa cabeça. O que importa são os pensamentos que por ela passam e que ela transmite, como criação sua, beneficiando ou destruindo seus irmãos.

Não importa a forma ou a cor dos olhos. O que importa é que eles vejam o valor da vida e, assim ilustrados, colaborem para demonstrar esse valor a outros tantos seres que não gozam da mesma facilidade.

Não importa o formato do nariz. O que importa é inspirar e expirar bom ânimo, entusiasmo, fé.

Não importa se a boca é graciosa ou sem atrativos. O que importa são as palavras que dela saem, edificando vidas ou destruindo pessoas.

Se você não está feliz com a sua aparência física, medite a respeito. Olhe-se no espelho, outra vez, e descubra o brilho dos seus olhos graças ao amor que lhe vai na alma.

Agradeça a possibilidade de um corpo para viver sobre a Terra, nosso lar e nossa escola.

Finalmente, recorde de grandes vultos da Humanidade, que não ganharam prêmios ou foram admirados pela sua beleza física, mas transformaram as comunidades, influenciaram o mundo com seus gestos extraordinários.

Lembre da pequenina irmã Dulce, da Bahia, da também pequena em estatura Madre Teresa de Calcutá.

Por fim, de nosso Francisco Cândido Xavier que, de sua casa, em Uberaba, portador de variadas complicações físicas, espalhava luz para o mundo, através das suas mãos envelhecidas pelo tempo.

Pense nisso.

por Redação do Momento Espírita, com variações a partir do texto O espelho, de autoria desconhecida. Do site:
 http://www.momento.com.br/pt/ler_texto.php?


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Reunião da Ama Sandra Regina com a Secretária de Habitação


Silvânia Correia - Secretária da Habitação




Luiz Carlos Michels


Esperança Saidock e Mário Alves de Souza

Reunião para tratar da instalação de água e luz no Parque Santa Mônica, liberação da legalização fundiária do loteamento Sandra Regina, doação de terreno para a Ama Sandra Regina e outros assuntos de interesse da comunidade.

Fotos: Véra Regina Friederichs

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Reunião do Conselho Municipal de Saúde



Mário Alves de Souza, Presidente do Conselho


Secretária e Secretária Executiva do Conselho



Conselheiros




Conselheiros

Fotos: Véra Regina Friederichs

Hospital Nossa Senhora da Graça

São Francisco do Sul

21/10/2013

Reunião da Ama Sandra Regina com Secretário da Saúde


Carlos Waldemar Soares, Douglas Calheiros e Igor Alessandro Siqueira


Mário Alves de Souza


Joana Alice Souza e Silva, Esperança Saidock, Crisânia Dantas Brilhante e Luiz Carlos Michels

Fotos: Véra Regina Friederichs


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Ama Sandra Regina trata de problemas com Secretário da Saúde

A diretoria da Associação dos Moradores e Amigos (Ama) Sandra Regina reuniu-se na noite desta segunda-feira (7), com o secretário municipal de Saúde Douglas Calheiros e com o gerente de Ação Integral Carlos Waldemar Soares, na UPA do bairro, para melhorar o atendimento ao público e sistema de agendamento de consultas no Posto de Saúde.
Com a contratação de um médico do Programa Mais Médicos, o Posto de Saúde do Sandra Regina dispõe de atendimento de segunda a sexta-feira oito horas por dia, aumentando de 20 consultas semanais para 70.
O agendamento é semanal e ocorre às sextas-feiras de manhã, a partir das 7h30min. A partir desta melhoria, a demanda aumentou, porque pacientes de outros bairros tem procurado atendimento no Sandra Regina. Em consequência, na última sexta-feira, 20 pessoas não conseguiram agendar consultas. Entre elas, havia pacientes da Enseada, Majorca, Forte e Capri.
O secretário Douglas Calheiros afirmou que o atendimento fora do território deve ser dificultado e disse que um cadastro com o local onde cada paciente deve ser atendido será organizado e obedecido rigorosamente.
A diretoria solicitou ainda que o agendamento semanal passe a ser diário, para evitar que os pacientes, principalmente idosos cheguem muito cedo ao postinho para conseguir as suas consultas.
O secretário vai estudar esta possibilidade e dará um retorno ao pedido.
Outros assuntos da reunião foram sobre o atendimento ao público e à falta de computadores.
Mário Aves Souza, secretário da Ama Sandra Regina e presidente do Conselho Municipal de Saúde questionou sobre a demora no atendimento aos pedidos de ultrassom e solicitou mais agilidade, especialmente no caso das gestantes.

Véra Regina Friederichs
Jornalista Profissional  DRT/SC 0777

terça-feira, 1 de outubro de 2013

O Evangelho no Lar

O Primeiro Culto Cristão no Lar

O Evangelho na Casa de Pedro

Numa noite de luar prateado, quando o céu se povoava de estrelas, Jesus se instalou provisoriamente na casa de Pedro.
Como é comum em nossas casas, também lá o assunto estava improdutivo. Jesus não perdeu sequer um momento de sua vida, aproveitando tudo com muito amor e sabedoria para ensinar e exemplificar, portanto, mudou o rumo da conversação e falou com bondade: - Simão Pedro, o que faz o pescador, quando se dirige ao mercado com os frutos de cada dia?
- Ah! Mestre! Naturalmente escolhemos os peixes melhores, ninguém compra os resíduos da pesca.
Jesus sorriu e perguntou de novo: - E o oleiro? Que faz para atender a tarefa a que se propõe? Pedro:- Modela o barro, imprimindo-lhe a forma que deseja.
- Como procede o carpinteiro para alcançar o trabalho que se pretende? E Pedro, muito simples e sem vacilar, responde: - Lavrará a madeira, usará a enxó e o serrote, o martelo e o formão, de outro modo não aperfeiçoará a peça bruta.
Calou-se Jesus por alguns instantes e falou: - Assim também é o lar diante do mundo. O berço doméstico é a primeira escola e o primeiro templo da alma. A casa do homem é a legítima exportadora de caracteres para a vida comum.
Compreendemos como é linda e perfeita a comparação que faz Jesus!
Se o negociante seleciona a mercadoria, o pescador escolhe o melhor peixe, se o oleiro prepara o barro, o marceneiro, a madeira para seus propósitos, do contrário ao conseguiriam alcançar seus intentos, como esperar uma comunidade segura e tranquila, sem que o lar se aperfeiçoe? A paz do mundo começa entre quatro paredes, sob as telhas a que nos acolhemos.
Se não aprendemos a viver em paz entre meia dúzia de pessoas, como aguardar a harmonia das nações? Se não nos habituamos a amar o irmão mais próximo, associado à luta de cada dia, como respeitar o Eterno Pai que nos parece tão distante?
Jesus relanceou o olhar pela sala modesta, fez um pequeno intervalo e continuou:
- Pedro, acendamos aqui, em torno de nós, e de quantos nos procuram a assistência fraterna, uma claridade nova.
- Na mesa de tua casa é servido o pão de cada dia, que recebes do Senhor, por que não instilar em redor desta mesa a sementeira da felicidade e da paz na conversação e no pensamento edificantes? O Pai que nos dá o trigo através do solo envia-nos a luz através do Céu.
Podemos ver nas entrelinhas desse diálogo, que as pessoas que ali estavam e o próprio Pedro não entenderam os propósitos de Jesus. Pedro, não encontrando palavras adequadas para explicar-se, falou tímido:
- Mestre, seja feito como desejas!
E Jesus, convidando os familiares do apóstolo à palestra edificante e à meditação elevada, desenrolou os Escritos da Sabedoria, havendo, então, na Terra, em casa de Pedro o primeiro culto cristão no lar!
Este primeiro Evangelho no lar, feito pelo próprio Mestre, é o modelo para todos os que desejam estudar as Letras Santas, no seio da família.

Os Ensinamentos Sagrados

Foi no dia do primeiro culto cristão no lar, na casa de Pedro, que Jesus falou:
“– Onde estiverem duas ou mais pessoas reunidas em meu nome, eu entre elas estarei” (Mateus, 18: 20).
Falou da Grande Lei do Amor e das leis Morais, aptas a guiarem as pessoas nas realizações do Bem.
Para que o homem avance em sua jornada evolutiva, encontrando a solução dos seus problemas, há que segui-las, pois são leis Naturais e, como tal, se impõem, não havendo outro caminho. Os desvios só trazem dor e sofrimento.
E, como normas preventivas da dor e do sofrimento pregou o otimismo, a serenidade e a confiança na Divina Providência.
Falou do novo Mandamento – “Fazer aos outros o que queríamos que eles nos fizessem”, e estabeleceu como Mandamento Maior:
“ – Amarás o Senhor Teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.”
E o segundo Mandamento, que é semelhante ao primeiro:
- “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
E nestes dois Mandamentos básicos fez-nos compreender que aí está toda a Lei, sendo que os outros giram em torno deles, pois é impossível amar a Deus sem amar ao próximo, ou amar ao próximo sem amar a Deus.
Ensinou depois o “Amai-vos como eu vos amei”, e disse a Pedro: “ – Perdoa, não sete vezes, mas setenta vezes sete.
E Kardec, numa feliz expressão, resume as mesmas afirmações: “Fora da caridade não há salvação”.
“Espíritas, amai-vos e instruí-vos”.

O Plano Espiritual em nossa casa

Kardec nos mostra, através do ensino dos próprios Espíritos, a influência que eles exercem em nossa vida. Questão 459, Livro dos Espíritos: Os Espíritos influem em nossos pensamentos e ações? Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto que, muitas vezes, são eles que vos dirigem.
É um alerta para que tomemos o rumo do bem para as sugestões que nos cheguem, reprimindo o mal e procurando conservar o equilíbrio e a paz interior em benefício de nós mesmos.
Em relação à casa em que moramos, muitas vezes, antes de pensarmos em fazer a mudança, já havia espíritos residindo nela. Às vezes, já se encontravam no local, antes de a casa ser construída.
Estes irmãos, longe ainda da verdade e da luz, não veem nada além da Terra e, sem idéia de vida eterna, vivem nos lares com famílias, participando de toda a vida normal e diária da casa.
Outras vezes, são espíritos inconformados, assustados, diante da desencarnação,embaraçados, que se apegam à família, fazendo morada no Lar que ainda consideram como seu.
Variadas são as formas, por que os Espíritos se instalam em nossas casas, sem contarmos aqueles a quem chamamos através de nossas atitudes e pensamentos. Assim, as portas de nosso lar estão sempre abertas a estas visitas inesperadas, quando não convivemos, naturalmente, com eles, desde a própria mudança para a casa.
Espíritos inferiores a nós, ou mesmo os da nossa condição, não tendo, ainda, capacidade de penetrar os nossos pensamentos, prestam atenção nas nossas palavras e atitudes, a fim de nos avaliar. Ao iniciarmos o Evangelho em casa, devemos ter em mente que estaremos iluminando também e, principalmente, estes irmãos que, por tantos motivos, nos acompanham. A prece inicial lhes chama a atenção, pois muitos há tempos não ouviam falar o nome de Jesus; em seguida, a leitura deixa-os curiosos, pois sabemos que a maioria desencarna sem querer ao menos ler os escritos sagrados, sem fazer uma prece.

Necessidade da Reforma Íntima


Para chegarmos à Espiritualidade Maior, devemos construir a plataforma em base sólida, como a casa edificada sobre a rocha.
Esta base é o Evangelho do Cristo, garantia da nossa paz, tranqüilidade e estabilidade em todas as coisas.
No Evangelho, o homem conserva sua felicidade e integridade moral, ficando isolado dos dardos pestilentos e inferiores, vindos de mentes doentes e mal-educadas.
Disse Jesus: “Aqueles que violam estas leis serão como a casa construída na areia, vindo o vento das revoluções e o rio do progresso serão arrastados no torvelinho de provas e expiações.”
Se tivéssemos seguido Jesus, desde há dois mil anos, amando, perdoando, sacrificando a nós mesmos, humilhando-nos, com certeza a Terra estaria envolta em vibrações de luz, harmonia e paz.
Deixaríamos o homem velho, que carregamos há milênios, cheio de egoísmo, orgulho e tola vaidade.
Esquecidos de Deus, vimos fazendo todo este trajeto de dor e sofrimento.
A necessidade da nossa reforma é tão urgente e necessária quanto valiosa e para compreendermos estas verdades temos que reconhecer a nossa pequenez, voltando-nos para o bem e para servir ao próximo.
Nesta escola bendita, de aprendizado constante, temos que assimilar as leis de Deus para vivenciá-las, principalmente nas horas de provas.

Como fazer o Evangelho no Lar


1.  Marcar um dia e uma hora da semana. Assiduidade e pontualidade.
2. Colocar água para ser fluidificada
1.  Prece Inicial:

Pai-Nosso, Prece de Bezerra de Menezes, Prece de Cáritas, Oração de São Francisco de Assis ou prece simples e espontânea, silenciando dentro de nós, buscando em nossa mente a figura de Jesus, equilibrando nossa aura, valorizando os sentimentos e não as palavras, pedindo a direção divina  para a reunião.

2.  Leitura do Evangelho

a) Fazer a leitura em seqüência de um trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo, começando na primeira página, incluindo prefácio, introdução e notas, em voz alta, normal, calmamente, para que todos possam entender e comentar. Os ensinamentos atingirão também os desencarnados.
b) Pode-se também abrir o evangelho em qualquer página e ler um pequeno trecho. Geralmente, ali está a resposta que estamos buscando.
c)  Podem-se ler textos de outros livros espíritas.
d) Marcar com um x onde parou, para continuar na próxima semana
e) Comentários. Breves, simples, esclarecedores e para facilitarem a compreensão dos ensinamentos e sua aplicação no dia-a-dia.

3.  Vibrações

Emitir sentimentos e pensamentos de amor, paz e harmonia pelas intenções e pessoas necessitadas.

Vibrar pela:

-      Paz na Terra
-      Dirigentes de todos os países
-      Brasil
-      Nossos governantes
-      Doentes do corpo e da alma
-      Presidiários
-      Drogados
-      Crianças
-      Pacientes com câncer
-      Idosos
-      Juventude
-      Pelos que se acham em provas dolorosas
-      Pela implantação do Evangelho nos lares
-      Pelo equilíbrio e paz de toda a família
-      Pelo perdão e concórdia  dos que não sintonizam conosco
-      Pela cura e sustentação dos familiares e amigos que estejam doentes ( mencionar os nomes)
-      Pelos presentes (encarnados e desencarnados)
-      Pelo lar onde está sendo feito o Evangelho
-      Pelos vizinhos, amigos e inimigos
-      Pelos nossos colegas de trabalho
-      Pedido particular de cada um etc.

Jesus: “O que quer que seja que pedirdes em oração, credes que obtereis”  (Marcos, XI; 24)

Pedir a magnetização da água

4.  Prece final

Pai-Nosso ou orações sugeridas na abertura, agradecendo e convidando os amigos espirituais para a próxima reunião.

5.  Conservar a Paz

6.  Orientações:

-      Tempo: 15 a 30 minutos
-      Distribuir tarefas no início
-      Não aceitação da família
-      Sem contra-indicações. Benefícios
-      Ambiente vai melhorar
-      Mudança dos familiares
-      À luz do evangelho tudo se esclarece
-      Humildade, Compreensão, Amor, Perseverança no Bem

Conclusão:

Estudando o Evangelho

O trabalho de iluminação deve começar entre as quatro paredes do nosso lar, usando de vontade firme, impregnando-o de energias positivas, através da força mental, imantando as portas, as janelas, descerrando cortinas de luz nas paredes tapetes luminosos no chão, forrações luminosas e coloridas no teto, deixando o ar limpo, com toalhas fluídicas na mesa, colchões cheios de energias positivas, fluindo todos os alimentos, as roupas, a água etc., com substâncias curadoras e energéticas.
Jesus disse: “Vós sois deuses, tudo o que eu faço, podeis fazer também”.
Portanto, usemos a nossa força mental, a fé e a vontade dirigidas para o bem, formando uma redoma de luz que protegerá nossa casa dos fluidos inferiores, que estão por aí, no Planeta.
Com a leitura edificante, proporcionamos a paz no ambiente, e com a aplicação do Evangelho, dia-a-dia, nos fortalecemos nas boas obras.
As pequeninas ações são o alicerce das grandes coisas.
Aprendamos a tratar cada familiar nosso como tratamos as visitas, com toda a delicadeza e bondade, gentileza e amor em todos os gestos e palavras.
A dona da casa irá colocar em cada movimento da vassoura as bênçãos de Nosso Pai, pela oportunidade da limpeza em benefício da saúde de todos.
A refeição será uma fonte de saúde e energias, porque a simples folha de alface será lavada com amor.
A água da torneira estará magnetizada com vitaminas.
O arroz ficará soltinho, com energias fortificantes para a saúde.
A roupa será lavada e magnetizada com a água que já estará impregnada de luz.
Assim, tornamos nosso lar, na prática, um pequeno templo de Jesus, onde as mínimas coisas são abençoadas, louvadas, e queridas.
O trato fino entre os parentes, a educação, a fraternidade, se estendem em todos os lugares, onde mantemos contato e, onde estivermos, levaremos este halo de luz que beneficia a tudo e a todos.

Para encerrar: Joana de Angelis nos diz que ao fazermos o evangelho no lar, todas as casas da nossa rua serão beneficiadas. Se morarmos em um prédio todos os apartamentos receberão a luz do Evangelho.
Ela nos diz ainda que no dia em que fizermos o Evangelho, Jesus pernoitará conosco.

Bibliografia:

1.  Jesus no Lar – Néio Lúcio
2.  Luz no Lar – Espíritos Diversos
3.  O Evangelho em Casa – Meimei
4.  O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec
5.  O Evangelho no Lar à luz do Espiritismo – Maria T. Compri
6.  O Livro dos Espíritos – Allan Kardec






domingo, 8 de setembro de 2013

Fotos Posse Diretoria Ama Sandra Regina












Não Merecem

Guarde-se do mal e defenda-se dele com a realização do bem operante. O mal não merece consideração.

Há muito que fazer, valorizando a oportunidade de serviço que surge inesperada.

A intriga não merece a atenção dos seus ouvidos.

A injúria não merece o respeito da sua preocupação.

A ingratidão não merece o zelo da sua aflição.

O ultraje não merece o seu revide verbalista.

A mentira não merece a interrupção das suas nobres tarefas.

A exasperação não merece o seu sofrimento.

A perseguição gratuita não merece a sua solicitude.

A maledicência não merece o alto-falante da sua garganta.

A inveja não merece o tempo de que você necessita para o trabalho nobre.

Os maus não merecem a sua inquietação.

Entregue-os ao tempo benfazejo.

Abra os braços ao dever, firme-se no solo do serviço, abrace-se à cruz da responsabilidade, recordando o madeiro onde expirou o Cristo e, em perfeita magnitude, desafie a fúria do mal.

O lídimo cristão é fiel servidor.

Você tem somente um amo a quem prestará contas: Jesus!

Preocupado com o que deve fazer, não pare a escutar os que não têm o que fazer ou nada querem fazer.

Transformando-se em antena viva da inspiração superior, registre o ensinamento evangélico do amor, no coração, viva-o na ação e prossiga sem medo.

Você sabe que em toda seara existem abelhas diligentes e marimbondos destruidores. Também, não ignora “que os maus por si mesmos se destroem”, como afirma a sabedoria popular.

Identifique no obstáculo o ensejo iluminativo e não se detenha.

Por essa razão, enquanto a ventania açoita, guarde a sua fé robusta e, sem dar atenção ao mal, esteja acautelado, porque, não descendo às ondas mentais dos maus, você paira inatingível nas vibrações superiores das Altas Potências da Vida. Doe amor e, assim, faça o bem, para que não venha “a responder por todo mal que haja resultado de não haver praticado o bem”.







pelo Espírito Marco Prisco - Do livro: Legado Kardequiano, Médium: Divaldo Franco.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Udesc Joinville vai contar com o 1º curso superior de dança de SC


Anúncio foi feito pelo governador Raimundo Colombo

Durante reunião do colegiado, na última segunda-feira, o governador do Estado, Raimundo Colombo, confirmou a implantação do primeiro curso superior de dança de Santa Catarina. Segundo a secretária de desenvolvimento regional, Simone Schramm, Joinville foi escolhida para receber o curso por ser sede da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, além de realizar anualmente o maior festival de dança do mundo. “O curso será realizado em parceria com o Bolshoi e isso fará dele uma iniciativa única no país”.
O projeto do curso superior de dança começou a ser elaborado em 2008 pelo Centro de Artes da Udesc (Ceart), em Florianópolis, com o intuito de oferecer uma formação acadêmica em licenciatura e suprir a carência existente hoje na área do ensino de dança. “Os alunos formados pelo curso estarão aptos a atuar no ensino fundamental e médio, em academias, espaços culturais e tantas outras áreas artísticas em que o aperfeiçoamento em dança se faz necessário”, explicou a professora, Sandra Meyer, responsável pela elaboração do projeto.
O curso deverá ser implementado junto à Escola Livre de Artes (ELA) da Udesc, mas diferentemente dos cursos da ELA, que caracterizam-se pela curta duração e por não ter faixas etárias definidas, o curso superior de dança adotará os mesmos padrões dos demais cursos da Udesc, com ingresso semestral e turmas regulares, estabelecendo-se como um curso permanente da instituição, público e gratuito. Serão oferecidas 40 vagas e a seleção ocorrerá via vestibular com provas teórica e prática.

Viabilização do projeto

Para viabilização do projeto, a Udesc Joinville solicitou à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e ao Governo do Estado a doação de toda a área que abriga a Escola Germano Timm, além da antiga sede que já foi cedida à universidade para o funcionamento da ELA. A necessidade da área justifica-se em virtude da ampla gama de atividades culturais e de ensino que serão desenvolvidas por meio do curso. A Udesc realizará o restauro e adaptação dos espaços, transformando-os em um grande centro cultural e de dança.
Além de espaço adequado, o projeto também necessita da ampliação do repasse orçamentário à Udesc, equivalente a um acréscimo de 0,042% no valor recebido pela universidade, passando o seu percentual de 2,49% para 2,53%. Conforme o diretor da Udesc Joinville, Leandro Zvirtes, esse recurso é fundamental para execução de qualquer projeto de criação de um curso de nível superior. “Com o aval do governo para a doação do espaço, a viabilização do aumento do repasse e a parceria com o Ceart já realizada, todas as condições para viabilização do curso se efetivaram. Agora, precisamos avançar nos trâmites legais o quanto antes para que em 2014 já possamos ter o primeiro vestibular do curso superior de dança”, disse.
O investimento inicial para o restauro do colégio Germano Timm é de aproximadamente R$ 2.500.000,00. O projeto encontra-se finalizado e já aprovado nos órgãos competentes. Os recursos virão do Pacto pela Educação do Governo do Estado. A Udesc Joinville aguarda a viabilização final dos recursos para lançamento do edital de concorrência.
Nesta quinta-feira, 22, às 17h30, o secretário de Estado de Educação, Eduardo Deschamps, estará na Udesc Joinville para fazer o anúncio oficial da implantação do curso.   

--
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
Jornalista Isabela Vargas (SC 01915 JP)
Fone:(47) 9196-2230
http://www.joinville.udesc.br

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Capacitação

Capacitação para diretorias de Associações de Moradores

No próximo sábado (24), às 14h30min, no Museu Histórico de São Francisco do Sul, haverá uma reunião para capacitação das diretorias de Associações de Moradores, com um palestrante da Federação das Associações de Moradores de Santa Catarina (Famesc).
O encontro foi sugerido pelo vice-presidente da Ama Sandra Regina, Igor Alessandro Siqueira, que também faz parte do Conselho Fiscal da Famesc, durante reunião dos presidentes de associações de moradores do município com o prefeito em exercício Marcos Scarpato, nesta segunda-feira, à tarde, no Museu Histórico.

O 1º secretário e Conselheiro Municipal da Saúde Mário Alves de Souza também participou da reunião.

Texto: Véra Regina Friederichs

Chá de fraldas Camila



Celestino, Rafaela, Camila e Véra